Linhas de Pesquisa

Linha 1. Estado, Política Comparada e Análise de Políticas Públicas

A linha de pesquisa está articulada em dois eixos, contemplando estudos comparados e de casos. No primeiro eixo, as pesquisas enfocam a estrutura do desenho institucional e seus efeitos sobre os processos decisórios, abrangendo os partidos e sistemas partidários, as eleições, o sistema eleitoral, as relações entre os poderes, a produção legislativa, os executivos, os tribunais, as dinâmicas horizontais e verticais dos governos, a burocracia pública e os regimes políticos. No segundo eixo, as pesquisas abrangem os processos de formulação, implementação e execução e avaliação de políticas públicas, nos diferentes enfoques nacional e subnacionais, bem como em perspectiva comparada com outros países.

Linha 2. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Difusão de Políticas
Públicas

Esta linha de pesquisa foca nas práticas de cooperação internacional para o desenvolvimento a partir dos estudos da estrutura (normas, regras, instituições, diferenças de capacidades de poder), dos agentes (Estados-nacionais, organismos bilaterais e multilaterais, organizações da sociedade civil e outras) e/ou também das modalidades (técnica, científica, tecnológica, doações etc.). Levam-se em consideração as
práticas assim como a diversidade nos discursos e nos entendimentos a respeito do desenvolvimento (em particular na diferenciação Norte-Sul) para produzir uma análise política das dinâmicas internacionais de cooperação. Transversalmente, propõe-se refletir a dinâmica da difusão de políticas públicas, com ênfase nas agendas de política externa, internacionalização das políticas brasileiras, nas relações interburocráticas e na incidência de atores da sociedade civil.

Linha 3. Participação Política, Governança e Território

A linha de pesquisa volta-se ao estudo das dinâmicas de poder e conflito na produção de políticas públicas e arranjos de governança que envolvam múltiplos agentes (estatais, privados e da sociedade civil) e múltiplas escalas de intervenção (municipal, estadual, nacional e internacional) no enfrentamento de questões sociais e ambientais, regionais e urbanas. Considerando o emaranhado das formas de regulação e a rede de organizações, burocracias e atores envolvidos nestes processos, especial atenção será dada aos fenômenos de difusão de poder e luta por direitos, por meio de análises territorialmente situadas que estabeleçam mediações capazes de articular e deslocar as usuais oposições entre local e global, público e privado, desenvolvimento e subdesenvolvimento, Norte e Sul Global. A linha inclui pesquisas sobre participação social, direitos humanos e direitos ambientais, redes de advocacy e ativismos transnacionais, acesso à justiça e aos serviços públicos, desigualdades raciais e de gênero, ecologia política e impactos do desenvolvimento.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar